BAHIA

BAHIA – BRASIL

Pátria da diversidade cultural, a Bahia apresenta o seu tabuleiro de roteiros turísticos e viagens por dentro da História do Brasil. De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, o estado se abre em um verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar a Bahia em toda a sua graça e poesia.

Bahia Brasil

 

A Bahia é também palco de cenários de rara beleza, onde a natureza reina absoluta e agracia os visitantes com todo o seu encanto; um verdadeiro toque dos deuses no Nordeste brasileiro. De norte a sul e de leste a oeste, a paisagem transforma a Bahia em um lugar especial.

Atrativos turísticos

Catedral de salvador

A Catedral Basílica Primacial de São Salvador é a igreja mãe de todas as igrejas na circunscrição Eclesiástica, está instalada no mais grandioso templo construído pelos jesuítas no Brasil. A pedra fundamental foi colocada em 1656 e a igreja foi oficialmente inaugurada em 1672.

Tem grandes altares laterais dourados e ricamente ornados. No altar está a imagem de São Salvador e, na sacristia, um busto relicário de São Francisco Xavier, o padroeiro da capital baiana. Não deixe de reparar no belo teto em relevo, com imagens tridimensionais.

Elevador Lacerda

Um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade, este equipamento urbano fica na Praça Cayru no bairro do Comércio próximo ao Mercado Modelo, e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte do Mar.

Mercado Modelo

Tradicional centro de artesanato típico da Bahia. Considerado um dos principais pontos turísticos da capital baiana, o Mercado Modelo reúne o que há de mais expressivo nas tradições locais, desde os trabalhos de arte realizados por artesãos, até a comida que é símbolo do estado.  Atualmente, são mais de 260 lojas dentro do mercado que vendem os mais variados tipos de arte baiana. Aqui, é possível encontrar rendas, tapeçarias, pinturas, objetos de decoração, artigos em cerâmica e lembrancinhas dessa cidade única no Brasil.

Museu da cidade

É um museu histórico localizado no Largo do Pelourinho em Salvador no estado da Bahia. O Museu conta a história da cidade e contém uma enorme variedade do antigo e do moderno, do sagrado e do profano. As exposições incluem trajes de orixás do Candomblé, os pertences pessoais do poeta Castro Alves(autor de O Navio Negreiro e uma das primeiras figuras públicas à protestar contra a escravidão) e bonecos de pano tradicionais promulgando o cotidiano da vida colonial, bem como pinturas e esculturas.

Porto de salvador 

É um porto brasileiro localizado na cidade de Salvador, que se encontra conectado ao centro da cidade.

Está localizado na região da Cidade Baixa, encontra-se na ponta de uma península que separa a baía de Todos os Santos do Oceano Atlântico.

Os principais produtos importados através do Porto de Salvador são o trigo e grãos, alimentos, produtos químicos, equipamentos, veículos, malte e eletroeletrônicos. Al principais exportações incluem produtos petroquímicos e produtos siderúrgicos, pneus, agranito, frutas e sucos.

Farol da barra

Os visitantes podem subir as escadarias da torre, de 22 metros de altura (equivalente a um prédio de sete andares) e conhecer toda a estrutura do Farol, inclusive o maquinário francês, de 120 anos.  O faroleiro liga a luz ao pôr-do-sol e desliga ao amanhecer. A luz pode ser vista a 60 km de distância. 

Mesmo com a evolução da tecnologica de orientação e navegação, as embarcações ainda dependem da iluminação do farol. 

Costa das baleias

Ainda na Bahia, o Arquipélago dos Abrolhos se destaca por possuir uma excelente área para mergulho autônomo e livre além de atrações como a temporada das baleias jubarte, que se inicia no mês de julho.

Pelourinho

O nome Pelourinho foi dado ao local na época da escravidão. Era lá que os escravos recebiam castigos dos senhores de engenho. No centro, em público, para demostrar à população seu poder e força. Por isso, o local virou ponto de referência, dando nome ao centro da cidade.

Com centenas de casas coloridas de arquitetura barroca, a região abriga a maior concentração de turistas da cidade. O coração de Salvador possui pontos importantes, como A Fundação Casa de Jorge Amado, o restaurante Sorriso de Dadá, a sede do Olodum, a Igreja dos Negros, a Ladeira e Igreja do Carmo, a Praça da Sé e até o escadão onde foi gravada a série O Pagador de Promessas.

Morro de São Paulo

É uma vila com praias e paisagens paradisíacas. Está situado em uma ilha, sendo o acesso feito apenas por barcos ou avião. Atualmente o Morro de São Paulo é um dos destinos tropicais mais procurados pelos turistas dos quatro cantos do mundo, pelas lindas paisagens, praias e ilhas vizinhas. Os nomes das principais praias obedecem a uma sequencia numérica: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia. Todas com uma beleza rara de águas cristalinas e calmas, coqueiras, recifes e piscinas naturais. Tudo envolvido pela rica biodiversidade da Mata Atlântica. Alem das praias pode se visitar as ilhas vizinhas, fazer trilhas ecológicas e visitar monumentos históricos da época colonial. 

Praia do forte

É uma das mais badaladas praia do norte da Bahia. Pela beleza das suas praias e bidiversidade dos seus recifes e corais ficou conhecida carinhosamente como Polinésia brasileira. É perfeita para caminhadas e para a pratica de esportes aquáticos. São 12 km de praias delimitadas por dunas, coqueiral, piscinas naturais, um famosíssimo Sítio Histórico que abriga o Castelo Garcia D´Ávila, a Reserva de Sapiranga, as corredeiras do Rio Pojuca. Possui o projeto Tamar onde você poderá conhecer diversas espécies de tartarugas.

PORTO SEGURO – Bahia

Porto Seguro é um município localizado no Extremo Sul da Bahia. Com tantas opções, ganha o visitante. Imagine um verdadeiro paraíso ecológico, onde cultura e história proporcionam emocionantes mergulhos no passado de um recanto, que é o berço da civilização brasileira. Praias maravilhosas, rios, coqueirais, mata atlântica, manguezais, falésias de texturas e cores magníficas, arrecifes que fizeram deste um porto seguro. Toda uma geografia privilegiada faz de Porto Seguro um verdadeiro museu natural a céu aberto.

Atrativos Turísticos

Museu de Porto Seguro

O Museu é uma antiga câmara e cadeia, bem no centro histórico da cidade onde o Brasil começou. Sua exposição retrata a vida indígena anterior à chegada dos portugueses ao Brasil, e é possível ver diversos artefatos usados por tribos brasileiras. Na parte inferior do edifício você pode conhecer a sala usada como depósito e cadeia, onde ficavam os presos da época.

Passarela do Descobrimento

É um dos principais cartões postais da cidade com uma deslumbrante vista dos cais. Antigos armazéns e casas de pescadores compõem um mosaico de cores vibrantes, transformados na badalada Passarela do Descobrimento, que abriga em diversos bares, restaurantes, butiques e lojas.

Epopeia do Descobrimento

No memorial os visitantes podem apreciar, entre outras atrações, um jardim botânico com 20 mil metros quadrados, a réplica da Nau Capitânia, que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil – com 30 metros de comprimento, 8 de largura e 7 de altura -, além de uma “Exposição Didática”, com informações sobre o Brasil e Portugal.

Praias de Porto Seguro

São aproximadamente 90 quilômetros de praias de águas azul-esverdeadas, limpas, calmas, areia branca e fina, destacando-se, no Litoral Norte, as praias do Cruzeiro, Curuípe, Itacimirim, Mundaí, Taperapuã, Ponta Grande e Mutá. No Litoral Sul, temos as praias do Apaga-Fogo, Araçaípe, Mucugê, Parracho, Pitinga, Lagoa Azul (todas em Arraial D´Ajuda); Taípe, Rio da Barra, dos Nativos, dos Coqueiros, Rio Verde (todas em Trancoso); Itaquena, Curuípe, Jacumã, Espelho, Juacema e Caraíva.

Praia do Mutá

Pequena enseada emoldurada por coqueiros, pouco frequentada e com águas mornas, calmas e transparentes. A praia é ponto de parada de escunas e embarcações que levam à Coroa Alta, um banco de corais que forma piscinas naturais na maré baixa.

Praia de Taperapuan

A mais procurada praia de Porto Seguro é o destino perfeito para quem quer curtir a agitação da cidade à luz do dia. Tem águas claras e bastante calmas. Entre as atividades esportivas, oferece vôlei, futebol de areia e caiaque. Passeios de banana-boat acontecem diariamente.

Praia do curuípe

Enseada com ondas fracas e protegidas por recifes, Curuípe é a praia mais próxima do Centro da cidade, a três quilômetros. Apesar da estreita faixa de areia, é muito procurada para caminhadas seguidas por refrescantes mergulhos nas águas calmas e claras.

Praia da ponta do apaga fogo

Situada às margens do Rio Buranhém, a praia compreende um trecho em que o mar oferece boas condições para banho, em qualquer período das marés. Piscinas naturais formam-se durante a vazante, possibilitando o mergulho livre. O local também é bom para esportes náuticos.

Praia dos nativos 

Com águas calmas e arrecifes que formam piscinas naturais, a praia dos Nativos é muito freqüentada por turistas. Uma das principais atrações são os riachos que cortam a orla de norte a sul.