BRASIL

VEM E VIVA A EMOÇÃO DE BRASIL

O território brasileiro possui dimensão continental, sendo o quinto maior país do mundo. O Brasil é um país localizado no subcontinente da América do Sul. O Brasil possui uma área de 8 514 876 km², na qual vivem cerca de 190.755.799 habitantes, sendo o quinto país mais populoso do mundo. O Brasil é um país de dimensões continentais. Uma nação com imensa riqueza e diversidade cultural, integrada pela mesma língua.

Caraval en Rio de Janeiro Brasil

Um dos aspectos marcantes são as formações geológicas, a rede hidrográfica, a diversidade paisagística e a grande biodiversidade. A floresta Amazônica, localizada na Região Norte, abriga a maior diversidade de espécies do planeta. Outros biomas encontrados no país são a Caatinga, Campos, Cerrado, Manguezal, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal, além das Zonas Litorâneas.

Poucos destinos turísticos podem oferecer opções tão variadas quanto o Brasil. As belezas naturais, festas populares e as inúmeras reservas ambientais protegidas são atrativos valiosos que enchem os olhos dos turistas.

O carnaval uma das grandes atrações do país é considerado o mais charmoso e grandioso do mundo, com seus carros alegóricos, fantasias surpreendente e musicas que contagiam e animam o publico em todo o país.

Geografia

O Brasil esta dividido em cinco regiões.

Na região Norte são sete Estados (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins) que compõem a maior região do País. São mais de 3 milhões de km2 em que você encontra boa parte da Amazônia brasileira e o maior rio do mundo, o Amazonas, com 6.868 km. Se estiver atrás de animação, confira em junho o Festival Folclórico de Parintins. É uma festança com danças indígenas e grandes alegorias, e é também quando acontece a colorida disputa entre os bois Caprichosos (azul e branco) e Garantido (vermelho e branco).

 A região Centro Oeste, se caracteriza pelo imenso planalto onde está situado, o clima predominante na região é o tropical semiúmido. Ali convivem também três importantes ecossistemas: um pedacinho da Amazônia, o Pantanal e o Cerrado. É por isso que muita gente a visita para viver aventuras e ficar perto da natureza. Mas essa região tornou-se famosa mesmo nos anos 60, quando a capital do País foi transferida para lá, pelo então presidente Juscelino Kubitschek

Na região Nordeste, o mar azul e a areia quentinha parecem ser mesmo uma das marcas registradas dessa região. São cerca de 3 mil km de lindas praias nos nove Estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia). Porta de entrada dos conquistadores portugueses é a terra da animação, do carnaval, de ótimas festas juninas e outras celebrações populares. Como foi muito marcada pelas culturas africanas, é palco de diversas manifestações religiosas (como o candomblé) e artísticas (como a capoeira), dentre outras.

A região Sudeste, abriga a maior população do país. É composta pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. É mais industrializada e mais desenvolvida economicamente. É no sudeste que se realiza um dos carnavais mais famosos do Brasil. É nesta região também que se encontram os grandes símbolos do Brasil, o Rio de Janeiro é um verdadeiro cartão postal, com suas belezas naturais. Essa região é caracterizada pela mistura de povos de todos os lugares do país e, no passado, foi palco de importantes acontecimentos históricos, como a Inconfidência Mineira e a Independência do Brasil.

A região Sul, o clima na região sul apresenta grandes variações, sendo o responsável pelo registro das temperaturas mais baixas do Brasil no inverno. Lá está também um grande tesouro: o Parque Nacional do Iguaçu, considerado Patrimônio Mundial Natural da Humanidade. As belas Cataratas – que têm 27 mil metros de largura e quedas de até 72 metros – são um espetáculo imperdível. Tradicionalmente, a agropecuária é a principal atividade econômica da região sul. Um dos principais pratos típicos dessa região é o barreado, consumido em várias cidades. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Parana são os estados que a compõem.

Cultura

A cultura brasileira em sua essência seria composta por uma diversidade cultural, fruto dessa aproximação que se desenvolveu desde os tempos de colonização. Os processos históricos são em grande parte responsáveis pelas diferenças culturais.

Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana.

Gastronomia

O Brasil possui uma culinária original e expressiva. Ao longo de 500 anos, o brasileiro assimilou e transformou a cozinha européia, principalmente a portuguesa, as especiarias que o colonizador trouxe do Oriente (China e Índia), adicionando-lhe ingredientes das culinárias africana e indígena (a dos índios da Amazônia e do Pantanal Mato-Grossense).

Encontra-se, hoje, na culinária brasileira, inúmeros pratos que utilizam o leite de coco, o azeite de dendê, a farinha de mandioca, o sal, as pimentas, as frutas, as moquecas, os assados, os guisados, os doces, os sucos, enfim, dezenas de ingredientes e de modos de fazer que moldaram a chamada cozinha tradicional do País. O pratos mais conhecidos no Brasil são a feijoada, o churrasco, pão de queijo entre outros.

História

Compreende, tradicionalmente, o período desde a chegada dos portugueses até os dias atuais, embora o seu território seja habitado continuamente desde tempos pré-históricos por povos indígenas.

Em seus mais de cinco séculos de história, o Brasil teve ricas e diversificadas experiências. Houve invasões de ingleses, franceses e holandeses, além de um período de domínio espanhol (1580-1640). Houve uma heroica guerra pela Independência e vários regimes de governo, com príncipes, reis, imperadores e presidentes da República.

Dados Gerais

Fuso horário:

Visto: Brasil aplica o principio de reciprocidade. O visto de turista é concedido por 90 dias, prorrogável por mais 90 dias, no limite máximo de 180 dias por ano.

Moeda: O real

Idioma: Português

População: De acordo com o IBGE (2013) 202.066.254 habitantes

Capital: Brasília