COLÔMBIA

COLÔMBIA

Situada no extremo noroeste da América do Sul, a Colômbia é o único país do continente com costas sobre os oceanos Atlântico e Pacífico, com uma superfície terrestre de 1.141.748 km2 e 928.660 km2 de domínios marítimos. O país desfruta de uma luminosidade constante durante todo o ano, com igual quantidade de horas diurnas e noturnas.

Viagem a Colômbia

Historia

Mais de doze culturas habitaram o território colombiano antes da conquista e deixaram testemunho do elevado nível de desenvolvimento que atingiram. Cidades e caminhos de pedra, estátuas, urnas funerárias e refinadas peças de ouro e cerâmica fazem parte da herança que hoje nos permite conhecer sua forma de vida e crença.
Os muiscas, situados no planalto cundiboyacense, eram um povo de agricultores. Foram excelentes ourives e oleiros e deixaram incalculáveis tesouros. O mito do El Dorado, que inspirou a conquista do interior do continente, teve sua origem na cerimônia de investidura do novo cacique que, cobertos de ouro, dirigia-se numa balsa para o centro da lagoa de Guatavita acompanhado de seus sacerdotes.
A olaria e ourivesaria também se destacam nas culturas Quimbaya, Sinú, Tayrona e Calima. Suas obras podem ser apreciadas no Museu do Ouro do Banco da República, no Museu Arqueológico Casa do Marqués de San Jorge e no Museu Nacional, em Bogotá; no Museu da cultura Quimbaya em Armênia; no Museu da cultura Tayrona em Santa Marta e no Museu da Cultura Sinú em Cartagena. Em galerias especializadas se podem adquirir réplicas elaboradas com as mesmas técnicas que utilizaram os grupos indígenas.
Na terceira década do século XVI começaram as fundações de cidades. Distribuiu-se a terra entre os conquistadores, organizou-se a exploração das minas de sal, ouro e esmeraldas e se implantou o cristianismo. Com a chegada dos espanhóis e o trabalho dos africanos, trazidos como escravos intensificou-se a mestiçagem.
Cultura
As culturas indígenas assentem no país à chegada dos espanhóis, a cultura europeia (de Espanha) e as africanas importadas durante o tempo da Colônia são as bases da cultura colombiana, que também partilha características fundamentais com outras culturas hispano-americanas em manifestações como a religião, a música, as danças, as festas, as tradições e os dialetos, entre outras.

Gastronomia

A culinária colombiana tem forte presença do milho além de outros tubérculos. Uma fruta comum nos pratos do país é o abacate. Os pratos típicos também levam maior quantidade de temperos, porém não tanto como nas culinárias indiana ou mexicana, por exemplo. A mandioca também está presente em diversos pratos. A bebida mais comum e a marca da culinária no país é o café.

Economia

A economia da Colômbia é a quarta maior economia da América Latina, depois das de Brasil, México e Argentina, sendo a sexta maior economia das Américas e a vigésima nona maior economia do mundo em termos de PIB (Paridade do Poder de Compra), com um monto de aproximadamente de US$ 431,9 bilhões para o ano de 2010.4.
O atual presidente, Juan Manuel Santos, definiu “motores” principais para estimular o crescimento da economia do país: indústrias extrativas, agricultura, infraestrutura, construção de casas e inovação tecnológica. O país é o terceiro maior exportador de petróleo para os Estados Unidos entre os países da América Latina.

Dados Gerais

Fuso:
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso Colombiano
População: 46.300.196
Capital: Bogotá

Atrativos Turísticos

BOGOTÁ

Atrativos Turísticos

Praça Bolívar
Esta praça situa-se a sul de La Candelaria. Trata-se de um lugar muito interessante que você poderá visitar e onde poderá admirar exemplos da arquitetura Bogotana.

Catedral Primada
Você irá admirar bonitas obras de arte religiosa. Esta catedral foi construída entre os anos de 1807 e 1823. Trata-se de uma estrutura neoclássica que foi restaurada por várias ocasiões dado os movimentos sísmicos comuns na capital da Colômbia.

Museu Botero
Este museu exibe uma interessante coleção de pinturas que revelam as principais qualidades deste pintor como a sua habilidade, humor, sátira e a arbitrariedade com que este artista está dotado.

Palácio de San Carlos

Santuário de Monserrate
O Monserrate é o guardião da cidade. Ele pode ser alcançado a pé, de teleférico ou funicular. Seu Santuário do Senhor Caído, de grande valor religioso, é visitado por milhares de peregrinos católicos. Deste lugar mágico se pode ver uma vista magnífica da cidade de Bogotá e desfrutar de cozinha tradicional e internacional em seus dois restaurantes.

ZIPAQUIRA

Catedral de Sal
A 180 metros abaixo da terra fica a imponente Catedral de Sal de Zipaquirá, uma construção subterrânea talhada pelos próprios mineradores como culto à Virgem de Guasá, escolhida por esses trabalhadores como sua padroeira. Esta mina é o resultado da evaporação de um pequeno mar que havia na região há 70 milhões de anos e que, após um movimento telúrico que uniu os picos de duas montanhas, deixou o sal preso em uma cavidade no interior da terra.

CARTAGENA

Declarada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade em 1984, Cartagena soma aos encantos de sua arquitetura colonial, republicana e moderna, os atrativos de uma intensa vida noturna, festivais culturais de renome internacional, paisagens exuberantes, magníficas praias, excelente oferta gastronômica e uma infraestrutura hoteleira e turística para todo tipo de orçamentos. Cartagena é a joia do Caribe colombiano. Cartagena conhecida também como La Heroica é sinônimo de descanso e diversão.

Atrativos Turísticos

Museu de Ouro
Museu do Ouro contém o mais belo testemunho de cultura Zenú. Por meio de suas diferentes salas visitantes podem ver demonstrações desse grupo indígena.  A coleção é composta 538 peças de joias, 61 peças de cerâmica, 12 pedaços de pedra, 48 pedaços de conchas e 6 pedaços de osso.

Palácio da Inquisição
É um típico casarão da época colonial. Foi sede do Tribunal de Penas dos Santos Ofícios, da Inquisição, onde se julgavam os delitos contra a fé cristiana.

Torre do relógio
A Torre do Relógio é um dos símbolos de Cartagena. O lugar foi a entrada principal da Cidade Amuralhada e tem uma construção imponente.

Castelo San Felipe de Barajas
Esse imponente edifício é considerado um dos principais símbolos da cidade e uma das fortificações mais importantes levantadas pelos espanhóis. No local, o visitante pode conhecer as impressionantes galerias subterrâneas utilizadas como depósito de pólvora e armadilhas para possíveis invasores; extensas plataformas, conhecidas como baterias, para o posicionamento dos 63 canhões que essa construção de pedra abrigou; aljibes, uma espécie de cisterna que armazenava águas provenientes da chuva; e a Casa del Castellano, área utilizada como moradia pelo responsável do castelo, quem se encarregava da manutenção e defesa do San Felipe.

Igreja San Pedro Claver
San Pedro Claver viveu neste mosteiro até seus últimos dias em Cartagena de Indias. . A visita permite conhecer o interior da igreja, como o altar principal que guarda a urna de cristal com os restos mortais de Claver, a área externa do claustro e o Museo de Arte Religioso com esculturas e pinturas relacionadas a esse padre declarado santo pelo Papa Leão 13. O local abriga também um centro de estudos da cultura afrocaribenha e o Museo Arqueológico.

Baluarte de Santa Catalina

Monastério de La Popa
Localizado sobre o Cerro de la Popa, uma pequena colina com excelente vista panorâmica da cidade, esse templo foi construído no início do século 17, em substituição a outro convento simples de madeira que fora erguido no local para abrigar os trabalhadores que ajudavam na limpeza da região.

Ilha do Rosário
Localizado no arquipélago das Ilhas do Rosário fica a 45 minutos de Cartagena de lancha. Neste bonito lugar, pode desfrutar das águas cristalinas do Caribe colombiano, com praias de areia branca. Entre as atividades em Islas Del Rosario, está a visita ao Oceanário, a pratica de mergulho, snorkel ou simplesmente descansar na frente da vista maravilhosa. No Oceanário acontece o show dos golfinhos, e claro, você pode nadar (e tirar milhares de fotos) com eles.

Teatro Heredia

CALI

Distingue-se na Colômbia como capital da “rumba” (festa), a festa de rua, o baile e a salsa. Os calenhos desenvolveram uma cultura lúdica e hedonista, em harmonia com o meio natural e a vida campestre. A “Sucursal del Cielo”, como Cali é conhecida, conta com infinidade de atrações que formam parte de um indescritível espetáculo natural, cultural e de grande valor artístico, e portanto, dignas de ser visitadas.

Atrativos Turísticos

Museu de Arte Moderna e Cinemateca La Tertulia
É considerada como uma das peças mais representativas e belezas da arquitetura em Cali e conta com uma coleção de cerca de 1300 obras de destacados artistas, entre as que se destacam peças de escultura, pinturas, desenhos, gravuras e outros objetos. Ao mesmo tempo é um centro cultural que possui duas salas de exibição, um teatro ao ar livre, uma cinemateca, assim como um ateliê de gravura e restauração.

Catedral Metropolitana de São Pedro
Encontra-se no centro da cidade, junto à famosa “Plaza de Caicedo”. Sua arquitetura é em estilo neoclássico e em seu interior poderá observar um belo altar em prata e uma valiosa coleção de arte religiosa.

Torre Mudejar

Monumento ao Gato

Praça Caicedo

MEDELLIN

Sua gente acolhedora e amável, seu clima de primavera, sua paisagem de flores e montanhas e seus belos pontos turísticos, Medellín e seus arredores atraem ao viajante como um ímã. Cidade de grande oferta gastronômica, comercial e turística, Medellín oferece inumeráveis oportunidades para a diversão.

Atrativos Turísticos

Praça das Esculturas

Parque dos desejos
O Parque dos Desejos é mais uma área pública no centro de Medellín, para entretenimento da população e visitantes. O local oferece um espaço lúdico, onde o foco é conhecer o universo. O visitante poderá interagir com astronomia, ciência, música e ter contato com a água. No local encontra-se o Planetário Municipal e a Casa da Música, onde ouvirá músicas regionais da Colômbia.

Parque dos Pés Descalços
O parque descalço é considerada um oásis no meio da cidade e você pode desfrutar plenamente de água limpa, purificada e transparente tratado por EMP (Empresas Públicas de Medellín ). O objetivo principal é livrar os visitantes de todo o stress com que eles entraram no parque, há, posteriormente, um lugar onde os pés são esfoliados de andar na areia e, finalmente, os visitantes podem desfrutar de um banho em poços de água.

Pueblito Paisa
É um espaço dedicado às aldeias tradicionais de Antioquia se tornando uma réplica comemorativa da paisa tradição. Tem uma pedra quadrada, uma fonte, uma igreja, uma casa paroquial.  Ele está localizado no topo do Cerro Nutibara.

Ilha da Providencia

Providência, também conhecida como Old Providence, reúne em seus 17 km2 tantos lugares de singular beleza que constitui um destino eco-turístico incomparável.

Atrativos Turísticos
Cabeça de Morgan
O que é conhecido como Cabeça de Morgan é uma enorme pedra que se assemelha a um perfil humano. O Forte de Morgan são as ruínas onde os canhões piratas defenderam seus tesouros que ainda subsistem.

Mc Bean Lagoon
O Parque Old Providence and McBean Lagoon é um lugar privilegiado para o turismo de natureza, devido à grande beleza e diversidade de ambientes terrestres e marinhos, a reconhecida amabilidade dos habitantes da ilha e a variedade de atividades que se podem realizar nesta pequena, porém significativa área protegida.

Ponte dos Apaixonados
Da ponte a paisagem de ambas as ilhas caribenhas é linda e calma: o mar de sete cores, os amanheceres, os entardeceres, as gaivotas e as embarcações ancoradas na baía, oferecem um ambiente mágico e mostram o melhor turismo do caribe aos visitantes.

SAN ANDRES

A encantadora ilha de San Andrés é um oásis de prazer. Rodeada pelo Mar Caribe, e com uma boa guia de viagem, a ilha é perfeita para o descanso em suas praias. San Andrés oferece esportes náuticos em seu mar de tons turquesa, uma agitada vida noturna, compras de milhares de produtos com vantagens de porto livre e a tranquilidade de caminhar por suas formosas praias brancas.

Atrativos Turísticos
Casa Museu Isleña
É uma casa restaurada exemplo da arquitetura tradicional da ilha de San Andrés. É decorado da mesma forma há décadas. Casa Museu Isleña é construído sobre estacas de madeira.
 
La Cueva de Morgan
Os ilhéus insistem que o pirata Henry Morgan escondeu muitos de seus tesouros aqui. O que é verdade é que o mergulho aqui é uma experiência única, já que esta caverna coral tem muitos túneis que levam a uma lagoa profunda.
Mas Caverna de Morgan não é apenas a abertura misteriosa que o tempo foi aberto em uma massa de coral, mas evoca uma série de lendas nativas insisto em acreditar.

Buraco Soprador
Como um gêiser pelo mar e é um orgulho para os nativos. É um fenômeno natural causado por uma série de túneis subterrâneos nos recifes de coral e final em um único furo vários metros de água.