MEXICO

MEXICO

Things to do - general

MÉXICO

Há mais de três mil anos, a primeira civilização na Meso-América floresceu numa área de terras férteis no sul do golfo do México. Aí, os Olmecas estabeleceram uma organização civil, militar e religiosa que posteriormente influiria às outras culturas jovens mesoamericanas. Os Maias, Purépechas, Huastecos e Astecas, dentre outros povos, formaram impérios cujos vestígios podem ser apreciados em Uxmal, em Yucatán, Tzintzuntzan, em Michoacán, Tajín, em Veracruz, e o Templo Maior, na cidade do México. Suas surpreendentes urbes fizeram parte de um sistema religioso e comercial que desenvolveu grandes conhecimentos científicos. Neste hemisfério, os Maias introduziram o conceito do zero nas matemáticas, bem como os árabes o fizeram no oriente; paradoxalmente, os primeiros não utilizaram a roda com propósitos mecânicos.

Mexico Turismo arqueologico

Os conquistadores espanhóis trouxeram à América as tradições europeias e impuseram uma nova religião. Daquela violenta fusão emergiu a Nova Espanha como uma cultura mestiça. Três séculos depois, inspirado nas ideias revolucionárias que permeavam na França, o sacerdote Miguel Hidalgo deu início a uma guerra que duraria 11 anos (1810-1821), e que finalmente independizou o México da Espanha. Invadida pelos Estados Unidos e pela França, a nova nação mexicana encarou o século XIX com batalhas em defesa da sua liberdade.

O presidente Benito Juárez iniciou um período de estabilidade e crescimento. Por sua vez, Porfirio Díaz consolidou a nação mexicana moderna, porém os mais pobres pagaram o preço. Terra, liberdade e democracia foram as bandeiras da Revolução Mexicana, que estourou em 1910. Governos militares dirigiram o país durante a primeira metade do século XX. Em pleno século XXI, o México lutou por ser destaque no cenário internacional.

ECONOMIA

A economia do México baseia-se no comércio, na indústria, na agricultura e na exploração mineira. As culturas dominantes são a cana-de-açúcar, o milho, o trigo, o sorgo, a laranja, a banana, a manga, o abacate, o feijão, o tomate, o limão, o melão, a batata, a cevada, o café, a soja, o arroz, o ananás, o morango, o algodão e a noz. A expansão da agricultura e a criação de gado (30 milhões de cabeças de gado ovino) tiveram um enorme impacto sobre as áreas de floresta que, no período de 1981-90, desapareceram à razão de 6,8% em cada ano.

GASTRONOMIA

A Gastronomia Mexicana foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2010. O México é muito famoso pela sua gastronomia. Mas, além dos tacos e o guacamole, que gozam de renome internacional, existem gostosas e variadas tradições culinárias ao longo de todo o país. Os sabores, aromas e texturas da cozinha tradicional mexicana são uma grata surpresa para os sentidos, especialmente os produtos exóticos como os vermes de maguey, formigas e gafanhotos fritos. A inigualável fusão de sabores em pratos como o mole e os tradicionais molhos mexicanos é um deleite para os paladares mais exigentes.

CULTURA

O México é um país com uma ampla gama cultural que provém de milênios e se renova a cada dia. Não é por acaso, que o México é produto de civilizações pré-colombianas que alcançaram um alto grado de desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, o México tornou-se uma nação aberta, na qual os povos indígenas, europeus e até africanos e asiáticos se mesclaram para dar origem ao mexicano e ao mosaico de tradições e manifestações artísticas que definem o país.

A cultura mexicana não persiste apenas em seu passado exuberante, mas na habilidade de combinar o tradicional com o novo, o original com o cosmopolita. A cultura do México está mais viva do que nunca, pois reside na capacidade criativa de um povo pluricultural, que orgulhoso de sua história, aprendeu a importância de acolher outras culturas.

Dados Gerais

Fuso Horario: 3h em relação a Brasília
Moeda: Peso mexicano
Idioma: Espanhol
População: 112,323,000 habitantes
Capital: Cidade do México

Atrativos Turísticos

MERIDA

Mérida é a maior cidade e é a capital do estado de Yucatan, também é a capital cultural e financeira da região. Trata-se uma cidade moderna e cosmopolita, com museus, galerias de arte, restaurantes, lojas e boutiques. Também é um dos lugares mais importantes para experimentar a herança maia.

Atrativos Turísticos

Chichen Itza
As pirâmides escalonadas, templos, galerias de colunas, e outras estruturas de pedra de Chichén Itzá eram sagradas para os maias e um sofisticado centro urbano de seu império. Chichen Itza, que significa “a boca do poço de Itza”, é o segundo sítio arqueológico mais visitado do México hoje.

Casa de Montejo
Era a morada do fundador da cidade, Don Francisco de Montejo, e os seus descendentes, por quase três séculos. A arquitetura e fachada mostram que até hoje técnicas artísticas finas usadas pelos espanhóis no século XVI os ourives, é por isso que este edifício é reconhecido como a joia da coroa do “plateresco” arte do país. Um dos edifícios mais proeminentes na capital de Yucatán por sua bravura barroco e importância histórica.

Catedral
Vários estilos arquitetônicos constituem a sua beleza estrutural, por sua fachada renascentista é cortada, suas torres e interior têm uma tendência nitidamente moura e retábulos foram criados com um ar distintamente barroco. A imagem de Cristo Crucificado, conhecido como o “Cristo da Unidade”, é considerada a maior imagem de Cristo crucificado de madeira.

Palácio Municipal
O interior do edifício está decorado com murais pintados pelo artista yucateco Fernando Castro Pacheco que representam cenas da história de Mérida.

CIDADE DO MEXICO

A cidade do México é uma fascinante capital que seduz os visitantes com inúmeras opções. É uma das maiores manchas urbanas do mundo, dividida em 16 delegações e 300 colônias – ou bairros–, cujas características contrastantes poderiam avassalar a todos os que a visitarem pela primeira vez. Sua imensidão, no entanto, é sedutora, e isso é percebido pelos visitantes que chegam de noite no avião: aos seus pés, um interminável e fascinante carpete de luzes está aguardando.

Atrativos turísticos

Praça da Constituição
A Praça da Constituição, ou Zócalo, é o coração desta urbe, onde os mundos pré-hispânico, novohispano e moderno são atravessados, sem uma solução de continuidade. Apenas com poucos passos, é possível passar da imponente catedral para as partes descobertas do Templo Mayor, sobre o qual está construída a imponente Catedral Metropolitana. A mesma praça está rodeada de outras joias arquitetônicas coloniais.

Museu Nacional de Antropologia
O museu está dividido em 23 salas temáticas. Aí você encontrará um espaço dedicado às primeiras tribos nômades e mais um para a civilização Olmeca, que floresceu há mais de três mil anos. Também existem salas dedicadas aos maias, zapotecas, toltecas, teotihuacanos e mexicas ou astecas. Nos jardins se encontram algumas réplicas de estelas e esculturas provenientes das famosas zonas arqueológicas localizadas em Chiapas, Uapaca ou Yucatan.
A peça mais visitada é, sem nenhuma dúvida, a Pedra de Sol, chamada popularmente sob o nome de “calendário asteca”, que é um monólito de 25 toneladas datado no século 15 e foi descoberto no espaço onde, que atualmente é o Zócalo. Você também poderá admirar aqui, a reconstrução de uma tumba maia do século VIII e uma cópia do penacho de Moctezuma.

Palácio de Belas Artes
O Palácio é sede do Balé Folclórico do México, que oferece funções nas quartas-feiras e nos domingos. As máximas expressões da dança, pintura, escultura, música e literatura têm cabimento neste, o recinto mais importante das artes mexicanas. Obras dos famosos moralistas Diego Rivera, José Clemente Orozco, David Alfaro Siqueiros e Rufino Tamayo, são exibidas nas paredes do lugar. Aqui também se acha o Museu Nacional de Arquitetura.

Templo Mayor
Esse templo faz parte da antiga cidade de Tenochtitlán, que foi a capital do Império Asteca até a chegada dos colonizadores espanhóis. O templo ainda conserva as camadas mais antigas da pirâmide, além de muitos tesouros, tais como esculturas maias, joias de ouro ou máscaras de jade e turquesa.

Catedral Metropolitana
Ela é considerada a maior construção religiosa da América Latina e sua devoção é voltada para a Assunção da Virgem Maria. A catedral é formada por cinco naves e 16 capelas laterais. Ao entrar na catedral, você poderá contemplar os seus belos retábulos, datados dos séculos XVI e XVII.

Chapultepec
Possui uma área de 647 hectares, o Bosque de Chapultepec é um dos maiores oásis da cidade do México e um dos lugares mais encantadores para poder visitar. O Zoológico de Chapultepec, o Jardim Botânico e vários museus interessantes, como o Museu de Arte Moderna, dedicado a Rufino Tamayo, são alguns dos atrativos que você poderá desfrutar durante a primeira seção do Bosque de Chapultepec. O Museu Nacional de Antropologia é tão grande que resulta difícil percorrê-lo tudo numa só visita.

GUADALAJARA

Guadalajara é a segunda maior cidade do México, e em muitos aspectos pode ser considerado o destino do país por excelência. É o lugar de nascimento dos mariachis e da tequila; também é um dos centros industriais e comerciais mais importantes do México, algumas vezes chamada de Vale do Silício do México.

Atrativos turísticos

Praça das Armas
Bela praça e pitoresca que foi o centro de reunião da sociedade Guadalajara até o início do século XX, e hoje oferece aos visitantes uma vista magnífica sobre o Palácio do Governo, o Tabernáculo e os Portales. Nos cantos da praça, encontramos as quatro estações do ano, representados por belas esculturas grecolatinas.

Teatro Degollado
O nome dessa casa de ópera neoclássica do século XIX foi dado em homenagem a Santos Degollado, um patriota local que lutou com Juárez contra Maximilian e a França. Apolo e as nove musas decoram o frontão triangular do teatro e o interior do teatro é famoso pela acústica e pela decoração rica em detalhes. Ele recebe diversas apresentações durante o ano, incluindo o Balé Folclórico.

Instituto Cultural Cabañas
Instituto Cultural Cabañas é uma obra arquitetônica admirável que foi iniciada no ano de 1805. Uma das principais características da propriedade encontra-se em sua simetria, tem 23 pátios, 160 quartos, 78 salas e duas capelas.
No Instituto Cultural Cabañas exposições de arte contemporânea nacional e internacional estão montados. Entre a sua coleção, incluem obras de Mathias Goeritz.

Palácio do Governo
A fachada mistura elementos espanhóis e mouros e tem vários detalhes que prendem a atenção. O pátio interior é elegante e harmonioso, com suas colunas e arcos, na natureza da escadaria principal são magníficos murais de José Clemente Orozco.

Catedral Metropolitana
A fachada é feita de uma mistura de estilos arquitetônicos atuais, torres de 65 metros de altura foram construídos no século XIX.  Atualmente, as formas das torres da catedral tornaram-se um símbolo da nossa cidade. Mistura de estilo gótico, barroco, moura e influências neoclássicas, em combinação, a Catedral não é sem graça e ritmo.

Museu de cera
O Museu de Cera é um centro de entretenimento familiar onde além de aprender, crianças e adultos se divertirem. No Museu Ripley você pode aprender e experimentar os mistérios, os fatos mais surpreendentes e fenômenos. Exibe mais de 150 figuras de cera de personalidades de várias áreas: política, história, entretenimento e mais.

TAXCO

A cidade de Taxco, um dos principais destinos turísticos no México, localizada ao norte do estado de Guerrero, é uma área em forma de colinas e montanhas que lhe dão a sua topografia complexa. Por sua beleza incomparável, geografia acidentada, colorido, hotéis e tradições que são inspiradas em suas ruas, Taxco ganhou o título de Pueblo Mágico.

Atrativos turísticos

Igreja da Santa Prisca
Edificada entre 1748 e 1758. Feita em cantera rosa, a parte externa é uma festa de ornamentos barroca ladeada por dois campanários. A parte interna mostra um dos trabalhos mais bonitos de folha de ouro que podem ser admirados no México

Praça da Borda
A Praça Borda é o local ideal para a troca de mercadorias. Mobile comerciantes que vêm de aldeias perto da cidade de ourives, artesanato oferecem preços muito baixos, a partir de cintos de couro e bolsas, a cestaria e cerâmica com cores muito brilhantes.

CANCÚN

Está localizado na esquina nordeste da península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, Cancún faz parte do território da antiga civilização maia e ainda é considerado como a entrada para o Mundo Maia. Cancún se distingue por possuir infraestrutura, modernos centros de entretenimento (renovados em 2006) e filosofia de serviços que rivalizam com destinos de períodos de férias no mundo inteiro.

Na paisagem de Cancún abundam as flores exóticas como os flamboyanes, que enfeitam as calçadas e as praças (e cujo nome fazem referência à deslumbrante explosão laranja avermelhado) e uma fauna fascinante como os pré-históricos iguanas.

Atrativos Turísticos

Ruínas El Rey
O que inclui quarenta e sete estruturas, correspondendo a uma área religiosa e administrativa em que certamente realizou importantes cerimônias e viveram os personagens de maior status na vida política da região. Em algumas das estruturas palacianas que podem ser visitadas hoje, preservados os fragmentos de pinturas murais aludindo aos deuses e elementos iconográficos relacionados com a vida religiosa do norte do pós-classico maya de Quintana Roo.

Ilha de Cozumel
Ilha de areia branca e fina de água turquesa, sítios arqueológicos e parques de ecoturismo fazem da ilha um dos mais poderosos do sudeste mexicano. Além de suas belas praias, Cozumel é um lugar arqueológico rico em cultura, porque foi um dos principais assentamentos dos maias. A ilha tem belas praias que podem ser visitadas ou acampadas, entre eles estão San Francisco e Praia Azul, a transparência das maravilhas do mar que a visita pode ser visto como peixes multicoloridos, coral e vida marinha.

Parque Kabah
Este parque urbano foi criado para proteger as espécies endêmicas de Cancun, dar-lhes uma casa, e preservar uma grande área verde, como uma área protegida para esta finalidade. Tem um tamanho de 41 hectares e esta promove principalmente a propagação destacando os valores históricos, artísticos e culturais da região. Neste pulmão incluem suas extensas trilhas da floresta natural, que quando tours mostram a diversidade da flora e da fauna que se desenvolve em total liberdade.

Yamil Lu’um
Yamil Lu’um, “terra montanhosa”, localizado em Cancún no ponto mais alto da terra. O sitio arqueológico de Yamil Lu’um consiste em dois pequenos templos que foram construídos entre 1200 dC e 1550 dC, o Templo del Alacrán (Temple of the Scorpion), devido o seu nome para os restos de uma escultura de escorpião em uma de suas paredes, e o Templo de la Huella (Templo da Marca da mão), chamado assim por causa de uma cópia da mão no estuque . Infelizmente, nem a escultura escorpião, nem a cópia da mão é visível nos dias de hoje. As ruínas estão bem acima da praia em ponto mais alto de Cancún, o que sugere que os dois pequenos templos foram usados como torres, faróis, e ajudas à navegação.

Zona Arqueológica El Meco
A porção explorada do sitio agora inclui essencialmente um quadrado de papel político e cerimonial claro, e uma série de palácios e as estruturas administrativas distribuídos no ambiente. Na praça, notável por sua altura e estrutura monumental que, tradicionalmente conhecido como o castelo, uma cave quadrangular e quatro corpos, encimado por uma entrada do templo tripartite, que mostra o típico estilo de produção East Coast.

Cozumel
É uma ilha que fica a 60 quilômetros ao sul de Cancun. Atualmente é muito procurada por mergulhadores, devido as suas águas claras e quentes e a grande concentração de vida marinha. O número de arrecifes e lugares para mergulhar é suficiente para que você possa visitar dois por dia e ficar aqui durante vários meses admirando a vida marinha.

Praias de Cancun

Praia da Tortuga
Considerada uma das melhores praias de Cancun, a Praia Tortuga oferece excelentes pontos para natação e mergulho e entretenimento local. A Praia Tortuga também é um ótimo lugar para atividades aquáticas. Entre as atividades oferecidas no local, estão mergulho livre (com snorkel), natação e bungee jump.

Las Perlas
Localizada bem no centro da Zona Hoteleira, Las Perlas é por consequência uma das mais concorridas praias de Cancun. É comum a prática de esportes como surfe e windsurfe.

Chac Mool
A Praia Chac Mool é uma praia de água turquesa. Com a frequência de águas instáveis, aqui é o lugar ideal para a prática de esportes aquáticos, como o esqui aquático.

Praia Linda
A praia conta com excelentes condições para o nado destacando-se principalmente por se encontrar junto à passarela onde partem os Tours de barcos. Ainda nessa passarela, também se realizam tours de mergulho e também onde se encontra a Torre Escénica, que permite uma excelente vista aérea de toda a zona.

RIVIEIRA MAYA

A Riviera Maya é um dos melhores destinos para fazer mergulho e snorkel. Nas costas, estabelece-se um extenso arrecife de corais, lar de uma enorme variedade de espécies marinhas. Mergulhe nas águas caribenhas e se encontrará rodeado pelos peixes tropicais, arrais e tubarões-baleia.

Atrativos Turísticos

Zona Arqueológica de Tulum
Tulum é uma das cidades maias mais visitadas e bonitas do México; parte de seu encanto se deve a ter sido construída frente ao mar, num escarpado desde onde se apreciam as cores azul turquesa do Mar Caribe em todo seu esplendor.

Parque Natural Xel-Há
Considerado como um dos maiores do mundo, o Parque Natural Xel-Há oferece uma das melhores experiências para fazer mergulho livre em todo Cancún e Riviera Maya. Observe centos de peixes tropicais e mais de 90 espécies marinhas que habitam na sua enseada e explore os seus cenotes, cavernas e lagunas alimentadas pelo mar e que se misturam com as frescas águas de um manancial.
 
Parque Xcaret
Um paraíso onde se combina a beleza natural e a riqueza cultural do caribe mexicano a só 45 minutos de Cancún, Quintana Roo. O parque natural Xcaret é um lugar que entesoura o melhor das tradições e a cultura do México. Umas das principais atrações diurnas do Parque Xcaret é a caleta, onde você pode fazer mergulho livre e apreciar peixes de cores ao seu redor com toda claridade; também você pode nadar com golfinhos, tubarões, pode pular em umas belas poças naturais, tomar aulas de mergulho, visitar o aquário de coral ou olhar o estanque de tartarugas gigantes onde é possível alimentá-las.

CUERNAVACA

Cuernavaca é conhecida como “A cidade da eterna Primavera”, devido a sua temperatura. Praças e belos edifícios de estilo colonial compõem o centro histórico de Cuernavaca. É um lugar perfeito para relaxar e conhecer seus vários edifícios históricos.

Atrativos Turísticos

Palácio do Cortés

ACAPULCO

Acapulco é uma excelente opção para quem procurar festa, mas também para os casais que desejarem um espaço para a intimidade. Assim mesmo, trata-se de um grande destino para desfrutar da família, porque conta com praias tranquilas e um popular parque de atrações aquáticas. O porto de Acapulco é um dos destinos turísticos mais importantes do país.

Atrativos Turísticos

Forte de San Diego
A edificação é uma fortaleza clássica de cinco asas rodeadas por um fosso em cujo interior é albergado um fascinante museu com documentos históricos em espanhol e em inglês. Os estranhos objetos aí exibidos oferecem ao visitante uma ideia do intercâmbio cultural e comercial entre Ásia e Europa, do qual México, especialmente Acapulco, era um ponto fundamental.

La Quebrada
O precipício conhecido como La Quebrada foi uma das maiores atrações de Acapulco desde 1934. Trata-se de um penhasco famoso por atrair muitos turistas que se entretém com o espetáculo proporcionado por pessoas da região. Existe um mirante público desde onde você poderá apreciar o salto.
 
Laguna de Coyuca
A tranquila superfície deste corpo de água é o melhor ambiente para admirar o pôr do sol tingido de vermelho. É um santuário natural rodeado por cocoteiros, onde mora uma grande variedade de flora e fauna, e permite que o visitante tenha a oportunidade de afastar-se da agitação da cidade.

Ilha Roqueta
Lar de inúmeras espécies de flora e fauna, Ilha Roqueta é um dos lugares mais atrativos para visitar em Acapulco. No trajeto em direção à ilha, as lanchas que contam com fundo de vidro permitem que os visitantes observem a efígie submergida da Virgem de Guadalupe, padroeira dos pescadores. Conta com dois arrecifes: Piedra Elefante e Piedra Hierbabuena.

Praias de Acapulco

Praia Revolcadero
A famosa praia do revolcadero possui uma ampla fixa de areia dourada combinada por uma fileira de palmerais.

Praia Condesa
É uma das mais populares e concorridas praias porto de Acapulco. À noite, torna-se um dos mais frequentados por pessoas de todas as idades, especialmente jovens, para desfrutar dos muitos bares e discotecas ao longo da praia.

Praia Langosta
É uma praia muito pequena, por isso é muito calma e à noite é um lugar fresco para caminhar na praia.

Country Mexico
Languages spokenEspanhol
Currency usedPeso mexicano

Unfortunately there are no accommodations at this location at the moment.

A MAGIA DO MEXICO

A MAGIA DO MEXICO

MEXICO
PACOTE MEXICO: A MAGIA DO MEXICO 10 DIAS/9 NOITES Nessa mágica viagem conheceremos os principais edi More info
MEXICO CLÁSSICO

MEXICO CLÁSSICO

MEXICO
PACOTE MEXICO: MEXICO CLÁSSICO 9 DIAS/8 NOITES Nessa maravilhosa e encantadora viagem visitaremos o More info
MEXICO COLONIAL

MEXICO COLONIAL

MEXICO, América do Sul
PACOTE MEXICO: MEXICO COLONIAL 7 DIAS/6 NOITES Nessa viagem visitaremos o centro histórico da cidade More info
OS ENCANTOS DE ACAPULCO

OS ENCANTOS DE ACAPULCO

MEXICO, América Central
PACOTE MEXICO: OS ENCANTOS DE ACAPULCO 6 DIAS/5 NOITES Nessa viagem você se encantará com as belezas More info
TEQUILLA

TEQUILLA

MEXICO, América do Sul
PACOTE MEXICO: TEQUILLA 8 DIAS/ 7 NOITES Nessa viagem embarcaremos a uma visita incomparável ao cent More info
YUCATAN

YUCATAN

MEXICO
PACOTE MEXICO: YUCATAN 8 DIAS/7 NOITES Nesta maravilhosa viagem vamos visitar Tulum, uma cidade maia More info