PERU

VEM E VIVA A EMOÇÃO DESTE PAIS

Peru é o terceiro maior país da América do Sul com uma área  de 1.285.216 km2. Limita com o Equador e a Colômbia ao norte, o Brasil e à Bolívia ao leste, o Chile ao sul e é banhado no oeste  pelo Oceano Pacífico. 

Peru Cultural e Turistico

É um pais que tem tudo, oferecendo diferentes tipos de turismo para públicos muito variados, com uma herança cultural de mais de 10 mil anos de historia. Foi sede do fabuloso império Inca, muito antes disso, milenárias culturas deixaram como legado ao mundo, magníficas mostras de um passado como Caral, as tumbas reais de Sipán, as enigmáticas linhas de Nasca e a imponente fortaleza de Kuélap.

Você  poderá desfrutar  suas praias, montanhas, a Amazônia exuberante ou  suas trilhas carregadas de historia, o visitante encontrara sempre um lugar ideal.

Geografia

O país está dividido em três regiões topográficas e climáticas distintas:

A Costa, uma estreita franja de desertos e vales férteis banhados pelo Oceano Pacifico caracterizam a costa peruana. Os vales férteis surgem dos rios de descem da Cordilheira dos Andes, a divisão geográfica com a serra, e se perde no mar.  A costa tem um clima temperado cálido, não e muito frio como também não tem um calor sufocante, mais com muita umidade, densas neblinas que produzem a sensação de frio no inverno.

A Serra abrange  Cordilheira dos Andes, platôs e vales elevados, sendo o pico mais alto do pais o Huascaran, a 6768 metros de altura,  o clima varia do temperado a muito frio, com chuvas. Nesta região há cidades construídas  a mais de 3.800 metros acima do nível do mar; Puno, no lago Titicaca está acima dos 3.850 metros acíma do nível do mar; e Cerro de Pasco 4.302 metros acima do nível do mar.
A Selva é a região mais extensa e menos povoada do Peru. É a Floresta Amazônica que cobre uma área equivalente a 60% do território nacional. O clima é tropical, isto é, quente, úmido e chuvoso. A Selva, onde a flora e a fauna são consideradas as mais ricas do mundo, é cruzada pelo rio Amazonas, o rio o mais caudaloso do mundo, que nace da união dos ríos Marañón e Ucayali perto da cidade de Nauta no Departamento (Estado) de Loreto.

Cultura

O relacionamento entre o hispânico e as culturas índias determina muito da  expressão cultural da nação. Durante a época pré-colombiano, o Peru era um dos centros principais da expressão artística na América. As culturas Pré-Incas, tais como Chavín, Paracas, Nazca, Chimú, e Tiahuanaco, desenvolveram uma cerâmica de qualidade elevada, têxteis e escultura.

Os Incas continuaram a manter estes ofícios alcançando realizações ainda mais impressionantes na arquitetura. A cidade de Machu Picchu e os edifícios em Cuzco são exemplos excelentes do desenvolvimento da arquitetura Inca.

Historia

As culturas pré-incas se assentaram no litoral e nos Andes do Peru. Algumas alcançaram grande poder e influencia no território que originaram pequenos centros regionais. Todas se caracterizam pela sua cerâmica, manejo dos recursos naturais e outras características que as diferenciaram umas das outras.

As principais culturas pré-incas são: Chavín, Paracas, Moche, Tiahuanaco, Nasça, Wari, Chimú e Chachapoyas.

A Cultura Inca (1200-1500 d.C)  foi a civilização mais importante de América do Sul. Sua organização econômica, suas manifestações artísticas e sua arquitetura impressionaram aos primeiros cronistas. O Tahuantinsuyo ou Império Inca se estendeu ate os atuais países de Colômbia pelo Norte e Chile e Argentina pelo Sul, incluindo na sua totalidade os territórios da Bolívia e do Equador.

O encontro entre a cultura Inca e a cultura espanhola iniciou-se com a conquista espanhola no século XVI. Em 1532 as hostes de Francisco Pizarro capturaram a Atahualpa em Cajamarca. Em 1542 criou-se o Virreinato do Peru.

Gatronomia

Falar do Peru e também fazer referencia a sua deliciosa gastronomia sendo ganhador no 2013 por segundo ano consecutivo como  o melhor destino culinário do Mundo,em Dohar, Qatar, su culinária diversificada e conhecida pela mistura de ingredientes indígenas, com influencias espanholas, japonesas, italianas, chinesa e africanas. Entre os pratos mas conhecidos estão o exuberante Ceviche, Pachamanca,  Tacu Tacu, El chupe de Camaroes, El aji de gallina, El Juane, Lomo Saltado, as varicoes de Truta e carne de Alpaca que são alguns dos platôs mas conhecidos.
Peru também oferece a oportunidade de conhecer incríveis culturas, vivir cativantes festividades e realizar atividades tão diversas, que vá desde uma tradicional visita aos sítios arqueológicos atem a pratica de esportes de aventura. Convidamos-lhe a que viagem e descubram o Peru que ainda não conhecem.

Dados gerais

Fuso horário: 2 em relação ao horário de Brasília.

Moeda: Novo Sol Peruano.  O Dólar americano é aceito em estabelecimentos comerciais, restaurantes e estações de serviços ao câmbio do dia. Além disso, é possível trocar moedas estrangeiras em hotéis, bancos e casas de câmbio.

Idioma: Espanhol, Quechua e Aimará + 50 línguas nativas ainda em uso.

População: De acordo com estatísticas recentes (2013),o Peru tem uma população estimada de 30 milhões 475 mil  habitantes.

Vistos: Dispensa de visto para brasileiros. Porém, o prazo máximo de permanência é de 90 dias.

Capital: Lima