RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO – BRASIL

É a segunda maior cidade do Brasil, conhecida como “Cidade Maravilhosa” exibe paisagens perfeitas aos caprichos da natureza, que colocou mar e montanha lado a lado em perfeita harmonia com um centro urbano.

Rio de Janeiro Copacabana Brasil

 

O Rio é uma cidade de contrastes, a arquitetura colonial lembra o passado enquanto que os vistosos edifícios modernos dão uma visão do futuro, além da incomparável alegria do povo brasileiro que se traduz no brilho do carnaval carioca e nos sorrisos de uma roda de samba, também os cariocas possuem essa paixão pelo futebol que fica ainda mais forte em meio à festa nas arquibancadas do Maracanã, o templo do futebol.

Cristo Redentor

Localização do Corcovado

Um monumento retratando Jesus Cristo. Grande símbolo da cidade, eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, fica a 710 m do nível do mar de onde se avista o mar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, Ipanema, Gávea e o Pão de Açúcar.. Há dois acessos ao monumento: de vans ou de trem. A subida de trenzinho, que leva 20 min., permite conhecer a Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada por Dom Pedro II em 1884, e o contato com a Mata Atlântica.

Morro do pão de açúcar

O morro do Pão de Açúcar é uma formação rochosa situada no bairro da Urca. Um dos cartões-postais mais visitados do Rio de Janeiro oferece uma visão de 360º da Cidade Maravilhosa. O percurso de 1.263 metros, feitos em seis minutos, ocorre em duas etapas. Na primeira, o bondinho envidraçado leva os visitantes até o Morro da Urca (220 metros). 

O local oferece restaurante, bares, lanchonete, loja de suvenires e anfiteatro com arquibancada para 700 pessoas. De seu mirante, pode-se avistar a Baía de Guanabara e Enseada de Botafogo. Um segundo teleférico leva até o Pão de Açúcar (396 metros), de onde se podem ver diversas praias do Rio e da cidade vizinha, Niterói.

Arcos da lapa

Além da beleza da arquitetura, desde 1896 funciona como viaduto para os bondinhos de Santa Teresa, considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial,

A lapa, porém, reflete toda a sua boemia nas noites, por ser o ponto de encontro dos fãs do samba e abrir espaço para os mais diversos estilos musicais entre eles: samba, chorinho, passando pelo forró à moderna música eletrônica, que invadem casas como o Circo Voador e a Fundição Progresso.

Praia Copacabana

A Praia de Copacabana localiza-se no bairro de Copacabana, na Zona Sul da cidade, considerada uma das praias mais famosas do mundo, é carinhosamente apelidada de “Princesinha do Mar”.

Possui um emblemático calçadão no qual estão desenhadas as ondas do mar nas cores preto e branco, e destaquem-se também as dezenas de quiosques confortáveis à beira-mar, além do famoso Réveillon onde toneladas de fogos de artifício colorem os céus de Copacabana para saudar o Ano Novo.

Praia de Ipanema

Ipanema é um dos bairros mais charmosos do Rio, fazendo divisa com Copacabana, Leblon e Lagoa. O Pôr do Sol em Ipanema é um espetáculo que reúne espectadores desde a pedra do Arpoador até o Leblon.

Uma das praias mais badaladas, mantém a fama de eterna lançadora de moda e de movimentos culturais, onde suas ruas, bares e restaurantes.

Praia de Barra da Tijuca

É a maior praia do estado do Rio de Janeiro, com dezoito quilômetros de comprimento, destaque-se pelo mar com águas claras e verdes e a areia fina e branca; além disso, tem bons trechos para a prática de diversos esportes e surfe. 

Um dos pontos mais famosos é a Barraca do Pepe, que oferece sanduíches naturais, salgados integrais, sucos de frutas e açaí, além de outros produtos relacionados a um conceito de uma alimentação saudável.

Jardim botânico

Um dos mais belos jardins da cidade, o Jardim Botânico, tem como principal atração as palmeiras imperiais, semeadas pelo Príncipe-Regente D. João VI, em 1809. Seus 41 hectares abrigam alguns dos principais exemplares da flora brasileira e mundial, são orquídeas, vitórias-régias, bromélias, flamboyants, vasta folhagem tropical e árvores seculares. Este é o lugar preferido dos estudiosos, dos amantes da natureza, dos namorados e de todos aqueles que procuram tranquilidade e paz.

O parque abriga ainda o jardim sensorial, feito especialmente para pessoas portadoras de deficiência visual, tendo também inscrições em braile e plantas selecionadas que podem ser tocadas.

Parque Lage

O Parque Lage é uma grande área verde do Rio de Janeiro, com um belo palacete ao centro. Os jardins frontais são gramados e os laterais compostos de imensa floresta entremeada por plantas e flores, por onde passeia-se por caminhos pitorescos, passando por uma pequena ponte, ala de palmeiras e até um aquário em forma de pequena caverna.

Parque natural do penhasco dois irmãos

O parque, acessível pelo Alto Leblon, abriga três mirantes que reúnem na mesma paisagem alguns dos principais cartões-postais cariocas: Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as praias do Leblon e de Ipanema. 

Lagoa Rodrigo da Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr do sol e o reflexo dourado em suas águas plácidas e silenciosas, tornando-se um grande ponto de encontro. Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, pista para caminhadas e corrida, ciclovia, pedalinho e um centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida alemã a japonesa, além de música ao vivo a partir do anoitecer.

Museu de arte moderno (MAM)

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, localiza-se no Parque do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont. Atualmente, o MAM possui uma coleção com cerca de 1.700 obras, entre pinturas, esculturas e gravuras de artistas brasileiros e estrangeiros, além de uma biblioteca especializada em artes e uma importante cinemateca, onde acontecem as mostras mais concorridas da cidade.

Largo do boticário

É uma relíquia arquitetônica e cultural, cercado de matas, com um belo casario que alude ao século 19. O lugar tem aspecto de vilarejo e foi construído na segunda metade do século XIX. Seu nome vem do fato de o boticário da família imperial, Joaquim Luís da Silva Souto, ter residido no local. 

É um raro local urbanizado em que ainda se podem ver as águas do Rio Carioca com suas corredeiras descerem a céu aberto. O espaço caracteriza-se por sua exuberante vegetação de Mata Atlântica e pelos casarões em estilo neocolonial.

Museu de arte contemporâneo (MAC)

O cartão postal mais importante da cidade de Niterói impressiona por suas formas arquitetônicas e é uma obra a ser admirada por si só. Com vista panorâmica da Baia de Guanabara, o Museu de Arte Contemporânea, inaugurado em 1996, abriga o acervo de mais de 1200 obras do colecionador João Sattamini. O museu também conta com auditório, biblioteca com 40 mil documentos sobre a arte moderna e contemporânea.  

Centro cultural banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil ocupa o número 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade do Rio, reside em um prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Desde o fim da década de 80, se tornou um centro cultural multimídia.

Museu:

Inaugurado em 1955, o museu possui uma importante coleção numismática formada por cerca de 38.000 peças entre moedas, medalhas, cédulas e outros valores impressos nacionais e estrangeiros. No acervo destacam-se raros exemplares das moedas obsidionais cunhadas pelos holandeses no Recife no século 17 e a moeda em ouro de 1822, lançada para comemorar a coroação de D. Pedro I e hoje considerada a mais valiosa da numismática brasileira.

O Museu preserva também uma curiosa coleção de antigos utensílios de escritório, tais como telefones, máquinas de escrever e calcular, carimbos e variados objetos, além de peças de mobiliário utilizadas em antigas dependências do banco.

Conta ainda com algumas obras em pintura, gravura e escultura relacionadas com a história do banco, destacando-se a coleção iconográfica de D. João VI e sua época, com 45 peças, entre óleos, gravuras, desenhos e objetos diversos ligados à figura do fundador da instituição.

PETROPOLIS

A cidade de Petrópolis, é uma bela cidade na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, com certo estilo europeu, possuindo tradição, importância histórica, construções importantes de igual valor histórico e cultural assim com muitos locais pitorescos e interessantes para visitar.

É uma cidade do estado do Rio de Janeiro, conhecida como “Cidade Imperial”, nasceu do sonho do Imperador D. Pedro I que descobriu os valores climáticos e belezas naturais da região serrana. Aqui D. Pedro II construiu seu Palácio, vivendo os melhores momentos de sua vida.

Catedral de Petrópolis

Uma construção imponente e que chama atenção no cenário arquitetônico da cidade. É lá que estão os túmulos de Dom Pedro II, sua esposa e Imperatriz Dona Teresa, e a filha que seria herdeira do trono, a Princesa Isabel.

Um dos grandes atrativos históricos que possui a Catedral é a capela localizada à direita da entrada conhecida como  Mausoléu Imperial, no centro há um sarcófago duplo com os restos do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina.

Palácio imperial

Chamado Museu Imperial, está instalado no antigo Palácio de Verão do imperador brasileiro dom Pedro II, onde grande parte da decoração interna ainda se preserva, como os pisos em pedras nobres, os estuques,candelabros e mobília, reconstituindo os ambientes originais de quando o palácio era habitado. 

É a principal atração da cidade, muito bem preservado, com bela arquitetura neoclássica e belos jardins circundantes. Dentro do museu existem pinturas de época, é possível ver objetos pessoais que pertenceram a D. Pedro II, ver relíquias e comendas do Império, assim como ver a Coroa e um traje de gala, usado somente em cerimônia por D. Pedro II.

Casa de Ipiranga

Também conhecida como Casa dos Sete Erros ou ainda Mansão de Tavares Guerra, é atração turística da cidade, o seu apelido decorre de pequenas diferenças entre os telhados e as janelas do lado esquerdo e direito da sua fachada.

A casa mantém suas características originais, com alguns espaços requalificados; onde a sala de jantar, toda revestida em madeira de jacarandá, é utilizada para concertos. 

Palácio de cristal

É considerada por muitos historiadores a primeira construção pré-moldada a chegar no Brasil. O Palácio de Cristal é uma construção feita de ferro e vidro, praticamente transparente, exceto pela cobertura. Originalmente o palácio foi adquirido para abrigar exposições de flores e plantas ornamentais e para os galantes bailes imperiais. O Palácio de Cristal é utilizado para exposições e eventos, como a Bauernfest, festa anual em homenagem aos colonos alemães de Petrópolis.

Palácio quitandinha

O hotel tem aparência europeia, e sua chamativa e alegórica decoração interna foi inspirada em cenários de famosos filmes de Hollywood da primeira metade do século 20. O antigo cassino é um espaço enorme em baixo de uma cúpula de concreto, um desafio para época.

Hoje os apartamentos do luxuoso hotel foram transformados num condomínio de apartamentos com serviços, tipo apart hotel, onde os moradores são proprietários ou alugam suas unidades.

ILHA GRANDE

Situado no Município de Angra dos Reis, é uma porção de Mata Atlântica cercada de água por todos os lados. Este local de rara beleza natural é motivo de orgulho para milhares de pessoas, porque possui 193 km2 e mais de 100 praias de águas verdes-azuladas, vegetação exuberante formada pela mata atlântica, trilhas cheias de aventuras, animais silvestres, clima tropical o ano inteiro e povo acolhedor.

Dentre as muitas surpresas que você poderá ter na Ilha Grande, também está a possibilidade de encontrar golfinhos, tartarugas marinhas e saguis.

E para os amantes do esporte, a Ilha Grande oferece o canyoning (rapel na cachoeira da Feiticeira); o trekking (caminhada); esportes aquáticos como o remo, o esqui-aquático e wekeboard; o surf (praias Mendes e Aventureiros  e o mergulho (profundidade e snorkeling).

Atrativos turísticos

Vila do Abraão

Um lugar charmoso, com clima tropical e total estrutura para quem deseja conhecer esta maravilha do Rio de Janeiro.

O local de maior estrutura turística, considerada a “capital da ilha”. Nesta localidade encontram-se o maior número de moradores, pousadas, restaurantes, barcos para passeios e traslados, operadoras de mergulho e guias de trilhas.

Praias turísticas da enseada do Abraão:

ABRAÃOZINHO

GUAXUMÃ

BICA

CRENA

COMPRIDA

JULIA

Praias da Ilha Grande

Lopes Mendes

Areia fina, água muito transparente e cerca de 3 km de extensão faz de Lopes Mendes ser considerada por renomadas revistas de turismo uma das 10 praias mais bonitas do mundo, no canto esquerdo águas calmas e cristalinas e no canto direito as ondas são ótimas para prática de surf e bodyboard. É uma praia de pouca profundidade e a transparência da água é impressionante, assim como sua variação de tonalidades.

Santo Antônio

Com aproximadamente 100 metros de extensão, a paisagem da praia é composta por rochedos imprimindo um charme incorporado com águas límpidas, areias brancas e finas.. O riacho de água doce, que desemboca nas areias da praia, e a vista da Ilha de Jorge Grego à frente completam o cenário perfeito.

Praia do leste e do sul

Esse é o santuário mais sagrado da Ilha Grande. As praias do Sul e do Leste, que juntas medem aproximadamente 6 km de extensão, são uma das visões mais esplendorosas de natureza selvagem e bela que a Ilha nos oferece. Sua complexa biodiversidade, revelada nas tramas ricas e delicadas de seus ecossistemas, nos apresenta um espetáculo de vida como se estivéssemos assistindo ao inicio da Criação.

Lagoa azul

A ilha dos macacos deixa de ser ilha quando a maré fica baixa. O local foi apelidado como Lagoa Azul, por causa da coloração azul das águas, e é um atrativo sensacional. A ilha dos Macacos apresenta recantos paradisíacos, águas tranquilas e rasas, com tonalidade azul – piscina, um aquário natural de peixinhos coloridos, excelente para o mergulho livre e com snorkel. Você poderá encontrar petiscos, água de côco e bebidas, servidas por barcos-bar e canoas.

ARMAÇÃO DOS BÚZIOS

Armação dos Búzios é um lindo recanto turístico, localizado na zona tropical do subcontinente sul-americano, banhado pelas águas do Oceano Atlântico, ensolarado em grande parte do ano e habitado por gente aprazível de todos os recantos do planeta que desfrutam de suas 23 praias. Com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo e voo livre, alem disso é uma cidade que abriga diversas culturas, com um grande número de estrangeiros.

Atrativos turísticos

Praias

Sem dúvida os maiores atrativos da cidade de Búzios, são as mais de 20 praias, com vegetação variada, formatos, temperatura da água e características únicas, algumas como verdadeiras piscinas naturais, outras com ondas radicais, ideais para a prática esportiva.

Armação de Búzios

Possui uma das paisagens mais lindas da península, com seus barcos de pesca que lá ficam ancorados.

Praia de Geribá

É a preferida pelos cariocas. Suas águas são frias e agitadas. Ideal para a prática de surf. O nome tem origem indígena. Jeribá ou jerivá é uma palmeira comum na área litorânea, alta e elegante, cujos coquinhos doces e nutrientes fazem a festa das crianças e dos adultos.

Praia da Tartaruga

A praia possui águas tranquilas e, geralmente, as mais quentes da região. Perfeita para a pratica do mergulhar de máscara e snorkel nos costões no canto direito.

PARATY

Bela cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.  Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras “pés de moleque” de suas ruas.  As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo “Túnel do tempo”.

Atrativos turísticos

Museu de Artes Sacras

Seu diversificado e precioso acervo compreende importantes relíquias histórico-religiosas, encontradas e recolhidas de várias outras igrejas de Paraty, tais como objetos e utilitários em prata e ouro, imagens de santos, mobiliário antigo, peças de época, bem como diversos outros artefatos sacros. Expõe imagens barrocas e em terracota de anjos e santos de importantes artistas sacros, e diversas outras peças e utensílios que compõem a Liturgia Católica: cálices, serpentinas, coroas, bacias, turíbulos, sinetas, joias e outros preciosismos dos séculos XVIII e XIX.

Vila de trindade

É formada basicamente por uma vila de pescadores, o comércio local é exercido pelos caiçaras, nativos da região, e é constituído basicamente de artesanato e restaurantes com comidas típicas.

Existem também algumas pousadas e áreas de camping.

Parte de Trindade pertence ao Parque Nacional da Serra da Bocaina e é preservada pelo ICMBio.

Entre as praias mais importantes em Trindade encontram-se a Praia do Cepilho, onde o mar é propício a prática do surfe, a Praia de Fora, Praia do Rancho, onde os turistas podem se banhar calmamente, praticar mergulho e desfrutar ainda de bares e restaurantes, a Praia do Caxadaço, a Praia dos Pelados (praia de nudismo) acessível apenas por trilha ou barco e a praia do Meio mais utilizada para o turismo.

Praias

Praia do Cachadaço 

Praia deserta indicada para quem gosta de fazer uma caminhada e relaxar. Longa praia com acesso por trilha ou barco. Por um dos campings chega-se a uma belíssima cachoeira escondida na mata. As águas são muito limpas e convidativas

Meio ou Codó 

Praia de areias branquíssimas, águas profundas e um ilhote bem à frente a tornam um excelente lugar para prática de snorkeling. Uma das praias mais lindas do litoral.

Cepillo

Belíssima praia com areia clara e fofa, águas cristalinas e formação rochosa em suas pontas. Considerado um dos melhores locais para surf do país.

Praia do Sono

Linda praia de areias finas e águas esverdeadas. Vegetação nativa e amendoeiras na orla da praia. É praticamente um lugar intocado pela civilização, possuindo apenas uma pequena vila de pescadores, com poucos serviços turísticos como pousadas e restaurantes.