ROTA MOCHE

PACOTE PERU: ROTA MOCHE 

Viajando com este roteiro você conhecerá as cidades de Chiclayo e Trujillo no norte do Peru que lhe permitirá mergulhar no passado milenário da cultura Moche e Chimu, seus sítios arqueológicos das civilizações pré–incas Sican, Tucume, Cotuna e Tumbas Reais de Sipam onde você encontrara grandes tesouros, pirâmides cerimônias com belas paredes, túmulos de personagens importantes e joias pré-incas que fará que sua viagem seja surpreendente. Y para fechar conhecera os casarões na cidade de Trujillo erguidos durante a colônia e nos primeiros anos da republica asi como a cidade de barro mais extensa Chan Chan e o complexo arqueológico “El brujo”

Rota Moche Norte do Peru

PACOTE: ROTA MOCHE

Visita: 

Duração: 8 DIAS / 7 NOITES

ROTEIRO

1º DIA: LIMA – CHICLAYO

Chegada na cidade de Chiclayo, traslado ao hotel escolhido.

2º DIA: CHICLAYO “RUTA SICÁN” 

As 10hrs. da manha visitaremos o Museum Nacional de Sicán onde voce podera apreciar a majestosidade da cultura Lambayeque que se desarrolho entre os anos 700 a 1375 DC. Podera ilustrar-se do processo social, cultural e religiosa da cultura Sican ou Lambayeque atraves de um circuito que vai lhe levar ao pasado.

O museu de Sicam conta com salas introdutórias atraves das quais se conhece em detalhe o processo histórico, usos, costumes e todas as atividades desenvolvidas pelos sicanes. Na sala de Patrões funerários se apreciaram replicas das tumbas com vestuário e ornamentos funerários tanto dos homes do povo como dos grandes dignitários. Na sala de cerâmicos e sala de Ajuares serão expostas 200 pecas de ouro como a celebre mascara dos olhos Alados, coroas, colares, entre outros maravilhosos ornamentos e centenas de cerâmicos.

O museu possui um avançado sistema audiovisual multimedia que recria a exibição e converte a obra em uma espécie de túnel do tempo que o transportará mil trezentos anos atrás.

Este é o mais ambicioso projeto do museu gráfico de Latino America dos últimos 30 anos, e é prédio que se constrói no Peru para uso exclusivo do museu, logo do museu Bruming de Lambayeque. 

As 11.30 h. visitara o “SANTUARIO HISTÓRICO  BOSQUE DE POMAC” é uma área natural protegida ubicada a 31.50km de Chiclayo no distrito de Pitipo, província de Ferreñafe, e protege a maior e a mais densa formação de alfarrobeira do planeta. Seus 5,887.38 hectares conformam o lugar fascinante onde a diversidade biológica e cultural do Peru se fusionam para ofecer-lhe uma mistura inesquecível de natureza e história. 

Em uma destas pirâmides, “Huaca El Oro”  que é uma pirâmide trunca construída a base de adobe e barro de mais de 10 metros de altura, onde foi encontrado o senhor chamado “SICAN” em 1995 assim como a mascara de oro, distintivos por excelência do poderio do reino de Sican. 

O Santuário é atravessado pelo rio “La Leche” e está localizado no meio do vale deste rio. Ao redor estão assentados povoados de origem Muchik que ainda mantém seus costumes e tradições ancestrais, alem disso possui uma grande diversidade biológica, especialmente aves, para os observadores de aves e visitantes em geral.

As 12hrs visitaremos o “VALE DAS PIRÂMIDES EM TÚCUME” e “ MUSEO DE SITIO”

Aqui se encontram a mais importante concentração de pirâmides de adobe da costa norte do Peru, no vale “La Leche”  no distrito de Túcume, a 33 km ao norte de Chiclayo e a 50 metros de altitude. Este espetacular complexo, rodeado de cultivos tradicionais, retorcidos e velhos alfarrobos, foi o desenvolvimento da cultura Lambayeque, cujos inícios se remontam aos anos 700 d.C. apesar das conquistas sucessivas dos Chimu (1375), Incas (1740) e espanhóis (1532), esta população manteve uma forte identidade, as imagens de seus deuses sobreviveram a tais influências.

 Aqui foi a residência dos senhores de Tucume, com o luxo próprio de semideuses, em gigantescos palácios decorados com releves de conteúdo mítico e ritual, mobiliário e joalheria, rodeado de sacerdotes, administradores, servos expertos artesanos.

Tucume foi o centro de uma sociedade de agricultores, mas também dos marinheiros qualificados, foram tempos de intenso comércio e intercâmbio com diversas áreas da costa sul-americana, as terras altas e na selva do norte.

O site do museu é o resultado de uma pesquisa científica desenvolvida pelo Projeto Arqueológico Túcume 1989-1994, ao abrigo de um acordo entre o Museu Kon Tiki em Oslo e do Instituto Nacional de Cultura do Peru.

3º DIA: CHICLAYO “RUTA MOCHE” 

As 10.30hras. Visitara o complexo Arqueológico de Sipan, também conhecido como “HUACA RAJADA”, possui grandes estruturas piramidais de adobe, e hoje parecem montanhas emergentes entre os cultivos agrícolas na região.

Os principais edifícios dominam a paisagem e estas se encontram alinhadas de oeste para leste, onde são precedidas por uma plataforma baixa de três níveis.

Foi declarada Reserva Arqueológica Intangível pelo Estado peruano, em uma área de 29,5 hectares.

Logo continuaremos para visitar ao “MUSEU DE SITIO SIPAN” onde podera apreciar mais de 40 peças do túmulo Moche que estão expostas hoje no Museu Huaca Rajada-Sipan.

Apos continuara para visitar o museu “TUMBAS REALES DEL SEÑOR DE SIPÁN” é uma estrutura com reminiscências pré-hispânicos, a queda será permanentemente acompanhada por objetos “museograficos” que permitem a imersão no contexto do tempo através de painéis, mostras e exibições, observando as valiosas peças em exposição.

Na sala Real Mochica se encontra o “Senhor de Sipan” com sua vestimenta de guerreiro e peito de ouro e outras joias do mesmo material, a camará funerário do antigo governante, junto a oito esqueletos de seus acompanhantes, outros dignitários descobertos, como o sacerdote e o velho senhor de Sipan, da mesma investidura que o governador moche, todos com suas respectivas vestimentas originais, Aqui também há 35 manequins que representam seu entorno político, dez dos quais tem sido articulados, pelo que estão em movimento durante as visitas. Esta reconstrução exata do que foi um séquito Mochica.

Também podera ver os ornamentos recuperados do sepulcro, como e o caso do pretetor coxal de ouro, entre outros importantes objetos. Se inclui uma mensagem do que deixo o saqueou e a importância da proteção da herança cultural do Peru.

4º DIA: CHICLAYO “ROTA CHORNANCAP” 

Saída as 10hrs. para visitar o museu de sitio Chotuna Chornancap, onde podera apreciar as diversas cenas ocorridas faz 1,250 anos d.C, alem de conhecer as historias da cultura Lambayeque. Podera tambem apreciar o mítico desembarco de Naylap, metade herói e metade Deus, a traces de óleos e mediante a recreação de uma impressionante cena que inclui 25 maniquies e um fundo musical.

Apos visitara o “MUSEU ARQUEOLÓGICO BRUNING” que foi inaugurado em 1966. No interior do prédio principal é uma sequencia de quatro níveis, entre seus corredores e salões se impõem mas de 1,400 pecas arqueológicas, manifestações que foram legados das culturas Lambayeque, Moche, Chavín, Vicús, Inca e outras. As pecas mas importantes datad de mais de 10,000 anos. 

Também poder-se-á apreciar uma mulher da elite da cultura Lambayeqye, “Sacerdotisa de Chornancap” com seus oito acompanhantes, enterrada em uma sepultura “intrusiva” no contexto arquitetônico de a chamada “residência de elite” localizada ao sul de Chornancap, permitio identificar a um dos mas transcendentais personagens femininos da elite da cultura Lambayeque, séculos XII a XIII depois de Cristo, que a julgar pelos emblemáticos e asombrosos ornamentos de rango, poder e autoridade, conduzem a documentar a uma das mais importantes autoridades políticas e religiosas de seu tempo.

5º DIA: CHICLAYO – TRUJILLO  “ROTA DE SACERDOTISAS  MOCHE”

As 8.00hras visita a “ SÃO JOSE DE MORO” que e um dos mais importantes cemitérios Mochicas escavados nas ultimas décadas e que há aportado uma das mais ricas e finas sequencias ocupacionais de um sitio com características funerárias e cerimônias. Podemos encontrar mas de 100 anos de ocupação continua.

O conjunto arqueológico esta integrado por vários montículos ou estruturas arquitetônicas de adobe, muitas das quais sobre passam os nove metros.

Assim mesmo se tem encontrado as três modalidades de enterramento Moche, Tumbas de Bota, Tumbas de Camará e tumbas de Poço.

O mais significativo que foi encontrado em São Jose de Moro, são as tumbas de duas importantes sacerdotisas que tiveram um papel muito preponderante na cerimônia do sacrifício. 

Estas tumbas são singulares por sua riqueza e complexidade e por ser as tumbas mas suntuosas de mulheres encontrada no Peru.

A diferença de outros contextos arqueológicos, as tumbas ao um produto cultural intencional. Cada detalhe das construções e aprovisionamento das mesmas foi planejado e executado cuidadosamente. Visitar as tumbas, e conhecer o espírito humano, as intencionalidades e a construção de significados de uma sociedade que se extinguiu fazem mais de 1200 anos.

Logo continuaremos para visitar o “COMPLEXO ARQUEOLÓGICO EL BRUJO  E MUSEO DAMA DE CAO”

A senhora do Cao foi descoberta no ano 2006 pelos arqueólogos do projeto arqueológico El Brujo, liderado por Regulo Franco, que se maravilharam ao encontrar este contexto funerário intacto. Conscientes do valor de este personagem, sem saber as surpresas que encontrariam dentro do fardo, com muito cuidado e dedicação estudaram esta descoberta.   

Durante um trabalho cuidadoso e exaustivo em laboratório, durante seis meses a equipe de cientistas liederado pela arqueóloga e especialista têxtil Arabel Fernandez Lopez e com a participação do Dr. John Verano, antropólogo físico da universidade de Tulane e experto na bioantropologia dos Mochica, desenfarpelaram o corpo de descobriram os tesouros que guardavam as 26 capas que cobriam a “Senhora de Cao”.

Decorada com reluzentes nariguetas, coroas e colares, envolvidos em primorosos têxteis, ladeada por armas de poder dos governantes Mochicas, a Senhora do Cao, também conhecida como a Dama das Tatuagens, pronto chamou a mirado do mundo inteiro. Alem de propiciar artículos em revistas internacionais, sua replica há sido visitada por mas de meio milhão de pessoas em distintos países. 

Este enigmático personagem é o principal atrativo do museu de sitio Cao, aqui voce poderá ver a Senhora do Cao original depois de mergulhar no fascinante universo dos antigos habitantes do vale de Chicama.

Trata-se de um dos complexos arqueológicos de maior importância na costa norte do Peru. Foi construído no período  pré- cerâmico faz 5000 anos. O Brujo consta de 3 grandes edificações. La Huaca Prieta, La Huaca Cortada e La Huaca de Cao Velho, que nos oferece uns magníficos frisos policromos em releve, que são únicos entres os restos Mochicas e murais com uma ampla gama de cores e desenhos. 

Cada uma de estas pirâmides chegam a medir hasta 30 metros de altura em 1.5km de extensão. 

6º DIA: TRUJILLO “PIRÂMIDES DOSOL E LUA”

Saida as 10.00hrs. visitara a Huaca da Lua esta construção destaca-se por ter templos que foram superpostos e construídos em diferentes períodos.

Tem uma base quadrada de 87 metros de lado e uma altura de 21 metros. Em sua plataforma superior se levantavam uma serie de salas decoradas com figuras humanas. No ultimo altar cerimonial foram descobertas os restos de 40 guerreiros sacrificados.

A Huaca da Lua conserva interessantes pinturas murais de 5 cores (branco, preto, vermelho, azul e amarelo), os quais foram obtidos de minerais, e relevos onde se pode apreciar a divindade moche chamada AI APAEC o o DEUS DEGOLHADOR. Igualmente, e possível visitar os pátios e praças cerimônias de mais de 1500 anos de antiguidade.

Na fachada pode-se observar que há uma serie de personagens como La Deidad as montanhas com cinturões que terminam em cabeça de condor, zorros com cabeças troféus, pescadores, uma serpente, enormes caranguejos com facas cerimônias, personagens agarrados das mãos, e os sacerdotes dos rituais.

Cada figura é relacionada ao culto á água e fertilidade agrícola. Alem existe um pátio de 10,000 metros quadrados desde onde a população da zona urbana próxima podiam ver a preparação para o sacrifício dos guerreiros, mas o sacrifício em si so podia ser observado por altas autoridades.

7º DIA: TRUJILLO  “HUACA DRAGON, CHAN CHAN E HUANCHACO”

 Saída as 10.00 h. visita á  Huaca do Dragón que é uma das huacas piramidais mas antigas do vale, sendo considerada o primeiro assentamento da cultura Wari no vale do Moche. Compreende um área total de 3,245 metros quadrados, com 59 metros de largo, 55  de anco e 10 metros de altura. É uma edificação de adobe e barro, de forma quase quadrangular, cujas paredes apresentam forma de manta de retalho. Permite admirar o alto grão de desarrolho que os Wari alcançaram em engenharia por ser a estrutura antissísmica.

Continuamos para visitar “Chan Chan” que loaliza-se no vale do Moche, frente ao mar, a metade do caminho entre Huanchaco e a cidade de Trujillo, capital do departamento da Libertad na costa norte do Peru.

Este complexo arqueológico cobre um área aproximada de 20 km quadrados. A zona central esta formada por um conjunto de recintos amuralhados (chamados de cidadelas) e outras pirâmides solitárias. Este conjunto central, cobre um área de 6km quadrados, aproximadamente.

O restante, esta formado por uma multidão de pequenas estruturas, calcadas, canais, muralhas e cemitérios. Segundo a maioria de investigadores as cidadelas foram palácios que tiveram varias funções ente elas, residências da elite, áreas de administração e tumulos dos reis Chimu. E para finalizar visitara “Huanchaco” uma tradicional enseada de pescadores, cujos moradores ate a atualidade conservam muitos dos costumes de seus ancestres mochicas, e assim que as pequenas embarcações conhecidas como “Caballitos” de totora, seguem sendo a principal ferramenta de trabalho do atual pescador Huanchaquero.

8º DIA: TRUJILLO COLONIAL

Este dia fará um city tour visitando a Plaza de Armas, o guia explicara todo o desarrolho histórico e arquitetônico da cidade, tera uma parada no monumento da Liberdad de 1929. Apos continuara a visita da Catedral com seus maravilhosos retablos, continuara ate a casa Garci Holguin que ostenta os murais mas antigos da cidade. 

Tambem visitara a Casa Urquiaga, atual sede do Banco central de Reserva do Perú. Esta é uma mansão histórica pois o libertador Simon Bolivar foi hospedado nela, caminhara pelo passeio piatonal Pizarro, para visitar no caminho a igreja La Merced e logo a Casa da Emancipação com suas belíssimas janelas neoclássicas e culminando no palacio Iturregui, sede do Club Central. Traslado ao aeroporto.

FIM DOS SERVICOS. 

O PACOTE INCLUI:

  • Hospedagem em hotéis na categoria escolhida (turística, turística superior, etc).
  • Traslados de chegada e saída.
  • Café de manhã diário.
  • Refeição de acordo com o roteiro.
  • Transporte em ônibus ou van.
  • Visitas e excursões de acordo com o roteiro.
  • Guias (espanhol ou inglês). 

NÃO INCLUI:

  • Taxas governamentais, Taxas de aeroporto e Serviços adicionais.
  • Seguro de viagem.
  • Refeições não mencionadas.
  • Bilhetes Aéreos.
  • Extras de caráter pessoal (telefonemas, bebidas, lavanderia).
  • Taxas aeroportuárias nacionais e internacionais.
  • Excesso de bagagem (franquia de uma mala com, no máximo, 20 kg por pessoa).
  • Qualquer item não mencionado como incluído.
  • Qualquer item mencionado como sugerido ou opcional.
  • Maleteiros nos hotéis.
  • Gorjetas em geral para guias, motoristas e no hotel.

PREÇOS: 

Todos os preços acima mencionadas e por pessoa,  estão cotados em Dólares Americanos (US$) e estão sujeitos a modificações. Em caso de variação cambial, alteração de imposto, os valores serão repassados nos nossos tarifários.

FORMAS DE PAGAMENTO

Dinheiro, cheque e cartões de crédito pertencentes às bandeiras Mastercard ou Visa.

Pagamento A vista 5% de desconto

Parcelamentos sem juros

Entrada (30% cash) + saldo dividido em até 3 vezes;

Parcelamentos com juros

Entrada (30% cash) + saldo dividido em até 12 vezes.

Política de Cancelamento

Em caso de cancelamento por parte do passageiro, as seguintes taxas de cancelamento serão rigorosamente cobradas:

– Taxa administrativa – 5%

PARTE TERRESTRE

– Cancelamento 30 dias antes do embarque – de 20% a 100% do total, dependendo da política de cada provedor do serviço.

– Cancelamento da Trilha Salkantay uma vez confirmado não e reembolsável, penalidade de 100%.

– No dia do embarque ou durante a viagem – 100% do total.

PARTE AÉREA

– Qualquer taxa ou multa de cancelamento cobrada pelas Companhias Aéreas para os bilhetes em questão

Observações:

Tipo de Pacote: Este pacote é apenas terrestre.

As programações, preços, rotas e informações neste tarifário estão SUJEITAS A ALTERAÇÃO E VARIAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.

Responsabilidade: 

O fornecedor não assumirá responsabilidade alguma por perdas, danos, atrasos ou qualquer tipo de acidente que possa ocorrer.

Condições Gerais:

Para realizar uma reserva precisamos dos seguintes dados: Nome completo, número de RG ou passaporte, CPF, idade e nacionalidade.

Em caso de estudantes: carnê internacional de estudante ISIC CARD.

Documentos necessários para embarque:

Passaporte com validade mínima de 6 meses ou RG com data de emissão inferior a 10 anos.

Não é permitido embarcar com documentos profissionais ou carteira de habilitação.