SÃO PEDRO DO ATACAMA

SÃO PEDRO DO ATACAMA – CHILE

Chuvas escassas, cenário árido comparável ao encontrado em Marte, o lugar mais seco do mundo. Parece até um paradoxo, mas, com uma descrição como essa, São Pedro do Atacama consegue atrair um número de turistas estrangeiros que não para de crescer. A explicação é a paisagem singular.

 

 

ATRATIVOS TURISTICOS

City tour pelo Povoado

A partir da praça, pode-se visitar a igreja, museu arqueológico de Le Paige e depois ir para rua comercial de San Pedro, um lugar de encontro de turistas e moradores da cidade. Muito calmo e relaxante.

Museu Arqueológico Padre Le Paige

O Museu Arqueológico de São Pedro foi fundado pelo padre belga Gustavo La Paige. Entre as peças de seu acervo há um bom número de múmias pré-incaicas, armas de pedra, cerâmicas e objetos que nos permitem entender os mais de dez mil anos de evolução da cultura atacamenha.

Arredores de Sao Pedro do Atacama

Vale da Lua

O vento, a desolação, o tempo e a areia do deserto formam continuamente paisagens mutantes, que jamais param de se revolverem em belíssimos formatos. Não há nada por lá, nem uma planta, nem um inseto, a não ser você e diferentes tipos de areia, sal, gesso e terra. Devido a total falta de chuvas, as condições de visibilidade são excepcionais e a região do Atacama é considerada o melhor lugar no planeta para pesquisas astronômicas. 

Salar de Atacama

No meio de uma fantástica paisagem natural, o salar resguarda importantes registros arqueológicos e uma impressionante geologia. Coberto de um branco salobro, o Salar de Atacama permite a contemplação de lagoas na superfície, as quais rompem o silêncio místico do deserto.

Pukará de Quitor

Monumento Nacional e vestígio da arquitetura pré-incaica, o Pukará de Quitor é uma fantástica construção de pedra ideada com propósitos defensivos. A fortaleza que monta um morro foi construído no século XII pela população agrária denominada “Ayllu de Quitor”, anterior ao período hispano. 

Vale da Morte

É um vale montanhoso e arenoso, que está muito perto de São Pedro. Exuberante e belo, a quantidade de formas e esculturas naturais produzidas neste trecho do Deserto do Atacama é impressionante. O Vale da Morte é um dos locais do Planeta Terra onde ele reservou para produzir sua arte.

Aldea de Tulor

O que antigamente teve cerca de 200 habitantes, hoje é um museu que lembra a uma aldeia sepultada por areia. A reprodução tem vivendas da época, construídas de barro e rodeadas de muralhas e vias de intercomunicação assentadas sobre canais que atribuem o caráter de abóbada.