TUMBES

TUMBES -PERU

Possui um belíssimo litoral composto por diversos ecossistemas como os estuários e manguezais, a floresta tropical do Pacifico (zona reservada de Tumbes) e a floresta seco equatorial (Parque Nacional Cerros de Amotape).

 

Caracterizada por suas formosas praias de águas cristalinas como: Punta Sal,  Zorritos e Porto Pizarro. Suas praias são propicias para a prática de esportes aquáticos como surfing, mergulho e pesca. Uma de suas atrações naturais impressionantes e muito visitado e o Santuário Nacional dos Manguezais, que são formados por vegetais em forma de extensos bosques aquáticos entre o rio e o  mar, e o hábitat de uma diversidade de aves.

Na cidade temos muitos atrativos turísticos como.a Praça principal, a igreja matriz San Nicolas de Tolentino, o Malecon III Milenio, a praça Bolognesi e o passeio Jerusalen.

Fora da cidade encontramos vários atrativos turísticos que você não pode deixar de desfrutar como são:

A Praia e Mangezais de Puerto Pizarro

Localizado a 13km da cidade, é o ponto de partida para visitar os Manguezais, um ecosistema formado por estuarios ou canais navegaveis que sao parte do delta do rio Tumbes e que podem alcanzar ate seis metros de altura, com ilhas criadas pela acumulacao de sedimentos e lodo. Durante o recorido pode.se desembarcar na Ilha do Amor e Hueso de Ballena, que sao as praias mas importantes da zona. O lugar e refugio de uma grao variedade de aves, a ilha dos passaros e ideal para observar-las, sobre tudo no por do sol, quando se retiram a descansar.

Aqui tambem e lugar pelas conchas pretas e moluscos apreciados pelo seu sabor e qualidades afrodisiacas, é conhecido tambem pelo criadero de crocodilos tumbesinos, especie unica em Peru.

Restos Arqueológicos Cabeça de Vaca

Localizado a 5km da cidade, é um conjunto arqueológico de adobe(tijolo de terra) e pedra, segum os investigadores dede época pré-incas, durante o predomínio Chimu e inclusive durante o domínio Inca. Foram encontradas pecas de cerâmicos, ossadas e ferramentas de pedra e uma oficina onde se trabalhavam conchas como o Spondylus e outros moluscos, Se encontrou um caminho de 8km que conectava o sitio arqueológico como o litoral, assim como um canal de irrigação e uma pirâmide ou huaca de adobe chamada “Cabeza de Vaca” de 250 metros de comprimento e 100 metros de ancho e 15 metros de altura.

Santuario Nacional dos Manguezais de Tumbes

Ë um ecossistema rico em fauna silvestre, refugio de espécies como o Urso do Manguezal, 100 variedades de aves, 14 de mamíferos, 34 de crustáceos, 24 de moluscos com conchas, dezenas de caracoles e mas de um centenas de pezes. Para ingressar as 2972 hectares e nescesario ter uma autorização do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas (SERNANP)

Reserva Nacional de Tumbes 

É o Hábitat de espécies características da selva amazônica, a serra e a costa, como o Otorongo, o condor andino e o zorro da costa, é um Importante refugio de espécies endêmicas em perigo de extinção como o crocodilo de Tumbes e a nutria, o macaco coto e o machim branco, os únicos primatas presentes na costa peruana. Esta reserva nacional pode ser visitada todo o ano, seu acesso e difícil em época de chuva (janeiro a marco) e quando se apresenta o fenômeno de

“El Niño”.